Terceiro domingo do Advento

Amar a Deus e ao próximo

Terceiro domingo do Advento: 12 de dezembro de 2021
Textos bíblicos: Sofonias 3,14-18a | Isaías 12,2-3.4. 5-6 | Filipenses 4,4-7 | Lucas 3,10-18


Rei de Israel

Os textos do Antigo e do Novo Testamento concordam que há um grande motivo para alegria! No Antigo Testamento, essa alegria é anunciada à “Filha de Sião” e à “Filha de Jerusalém”, que são sinônimos para o povo de Israel. O Novo Testamento explica que Jesus veio para reunir a nova Israel, que inclui todos nós, seguidores de Jesus (Gal 3,29). O profeta Sofonias profetizou sobre a vinda do “Rei de Israel” (Sof 3,15). Mais tarde, o sábio Natanael reconheceu que este Rei de Israel não é outro senão Jesus (Jo 1,49). Ele é o Salvador ou Messias que foi anunciado por gerações de profetas e que agora está perto. Jesus salvará as pessoas das consequências de seus pecados. Portanto, Isaías nos diz: “Com alegria bebereis do manancial da salvação” (Is 12,3).

Alegra-te!

Sofonias nos dá muitos motivos de alegria: O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; Ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti entre louvores (Sof 3,17). Deus te ama do jeito que você é e está muito feliz com você (mas nem sempre com a forma como você se comporta). Portanto, Sofonias diz que ele canta com alegria por sua causa! Você pode pensar que o canto dele é reconfortante como o de uma mãe cantando uma canção de ninar para o filho, como um grande hino de ação de graças ou como um canto alegre em uma festa. Nós também somos chamados a cantar (Is 12,5-6). Frequentemente, na Bíblia, cantar está relacionado a regozijar-se no Senhor, a louvá-lo. Assim também São Paulo nos chama repetidamente a alegrar-nos, pois o Senhor está perto! (Fl 4,4-5).

O que devo fazer?

No Evangelho, ouvimos a resposta a uma pergunta muito importante, que todos fazemos em um ponto: “O que devemos fazer?(Lc 3,10). A primeira resposta é cuidar dos outros e compartilhar o que você tem com os mais necessitados. Você é chamado a fazê-lo com generosidade, mas não necessariamente como São Francisco que deu tudo, inclusive as roupas do corpo. Quando você tem dois casacos, pode doar um, ou então você mesmo pode estar em grande necessidade. Depende da sua vocação, como você vive este mandamento da caridade. Pessoas de várias origens vêm perguntar a João o que devem fazer. A resposta dele também pode ser aplicada à sua situação: seja honesto, fique satisfeito com o que você tem e compartilhe com carinho pelo seu próximo. Você não é o centro do universo, Deus é!

Dois princípios

Você pode pensar que esse ensino altruísta afastaria as pessoas. Mas na verdade, é ao contrário. Ao longo dos tempos, as pessoas se sentiram atraídas por esta mensagem, apresentada em palavras que elas podem entender. E ainda hoje é atraente, caso contrário, você não estaria lendo isso! O princípio fundamental que João ensina é não concentrar-se no seu próprio bem-estar, mas no de todos, no bem comum. Seus ouvintes acham sua mensagem tão atraente que confundem o mensageiro com aquele que o enviou. João então deixa claro que ele está anunciando a vinda de Jesus Cristo, ao mesmo tempo que destaca sua própria indignidade. Assim, João transmite outro princípio fundamental: o de viver não para a sua própria honra, mas para a honra de Deus! Ele dá um grande testemunho de como ser um bom cristão. Jesus mais tarde se referiu ao duplo mandamento de amor a Deus e às outras pessoas. (Mt 22, 37-39)

Justiça social

A ordem de Deus delineada por João e explicada por Jesus é aplicável à situação de todos. Você pode se surpreender que João não pede aos cobradores de impostos que parem de cobrar impostos, nem diz aos soldados que deponham as armas. Ambas as profissões são necessárias na sociedade em que vivemos atualmente. Mas quando ele diz a eles para viverem com honra, também na vida profissional, João está clamando por justiça social. Como os cobradores de impostos e os soldados, você também precisará se perguntar o que deve fazer e o que pode ter de renunciar para levar uma vida virtuosa. A doutrina social da Igreja quer ajudá-lo nessa tarefa. Você pode ler mais sobre isso no livro Your Neighbour is GOD (O teu próximo é Deus)

Arrependimento

As palavras de João tomam uma guinada dramática quando ele anuncia que “queimará a palha com fogo” (Lc 3,17). Deus e o pecado são opostos. Para ir a Deus, precisamos ser purificados de tudo o que é errado, mau e pecaminoso. Lembre-se, seremos julgados por nossas ações, nosso modo de vida (Mt 25,31-46). João está nos chamando para “arrepender-nos”. Ele explica o que isso significa com exemplos práticos para cobradores de impostos e soldados. O primeiro lugar onde nossa mudança de coração deve ser visível é em nosso relacionamento com o próximo. Não é suficiente falar belas palavras de arrependimento em sua oração, você precisará mostrá-lo! O arrependimento muitas vezes não é encontrado em grandes ações e em conversões dramáticas. Muito mais é encontrado na busca pela honestidade e integridade nas coisas comuns da vida. Se você pode fazer as coisas comuns com um amor extraordinário, está a caminho de se tornar um santo! O Antigo Testamento já ensinou que o que o Senhor realmente exige de você é “Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (Miq 6,8).

Como

Desamarrar as correias das sandálias de alguém era considerado uma tarefa muito humilhante. Mas João sente que nem mesmo é digno de fazer uma coisa tão humilde! (Lc 3,16). Por que? Ele está perto de Jesus, a quem conhece desde sempre. Ele não pede nada para si mesmo, além de poder seguir e servir a Jesus. Que exemplo para nós! Como você aplicaria isso em seu relacionamento com Jesus?

Não temas!

Um tema importante nas Escrituras é o convite: “Não temas” (Sf 3,16). Ouça como São Paulo nos diz: “Não vos inquieteis com coisa alguma” (Fl 4,6). Quando você realmente se alegra de todo o coração, não há lugar para medo ou preocupação. Então, deixe isso de lado! Isso também significa parar de se preocupar com sua posição social ou com o que as pessoas podem pensar sobre você. Depois de conseguir se ver da maneira como Deus o vê, você reconhecerá que é bom do jeito que é. Você quer se ver assim?

Seja forte!

Mas isso não significa que podemos ficar ociosos. Pelo contrário. Veja as palavras do profeta: “Não te deixes levar pelo desânimo!”(Sf 3,16). Na verdade, ele nos diz que não devemos permitir que o medo nos enfraqueça. Mas a luz da mensagem e do exemplo de Jesus, também é um lembrete de que precisamos ser fortes para ajudar os pobres e necessitados. Deus precisa que você estenda suas mãos para alcançá-los, então não te deixes levar pelo desânimo! Como você pode tornar este apelo à caridade concreto na sua própria vida neste tempo de Advento?