Quarto Domingo do Advento

Apresse-se

Quarto Domingo do Advento: 19 de dezembro de 2021
Textos bíblicos: Mq 5,1-4a | Sl 80,2-3.15-16.18-19 | Hb 10,5-10 | Lc 1,39-45


De volta a Davi

A importância de Jerusalém é frequentemente enfatizada na Bíblia. Agora ouvimos falar de uma pequena cidade próxima, chamada Belém. É tão sem importância que não foi mencionada quando o profeta Miquéias listou os principais clãs de Israel (Mq 1,10-16). Mesmo assim, esse mesmo profeta anuncia que o novo rei de Israel virá da pequena cidade de Belém. Por que Belém? Bem, Miquéias explica que este rei terá uma linhagem ancestral, que remonta ao Rei Davi. Davi veio de Belém. Seu pai, Jessé, era filho de “um efrateu de Belém” (1Sm 17,12). Isso ajuda a entender a profecia frequentemente citada de Isaías: “Um rebento brotará do tronco de Jessé” (Is 11, 1). Este descendente de Davi, este Rei de Israel é Jesus. Com o nascimento de Jesus, Deus cumpre a promessa feita por meio das palavras do profeta Miquéias (Mt 2,6)

Origens humildes

Outro motivo para a escolha de Belém é precisamente sua pouca importância. São Paulo enfatizou a preferência de Deus pelo “que é baixo e desprezado no mundo”, para que não haja nada do que nos orgulhar (1Cor 1, 28-29). Após seu nascimento, o Rei dos Reis terá um berço simples, usado para alimentar os animais, como sua manjedoura. Mas grandes coisas estão por vir, como os textos do Antigo Testamento anunciaram. Belém significa “casa do pão” em hebraico. No Novo Testamento, ouvimos como Jesus é o “pão da vida” (Jo 6,35). E “Efrata” significa “fecundidade” ou “abundância”, que novamente é um nome significativo. Jesus quer nos dar “vida em abundância” (Jo 10,10). Seu início aparentemente humilde é o começo de um grande futuro. Na verdade, suas origens vão muito mais longe do que o Rei Davi, pois ele estava com Deus desde o início, e até mesmo é o próprio Deus! (Jo 1, 1). 

Todas as pessoas

Miquéias previu o futuro exílio e retorno do povo de Israel quando disse que o Senhor “deixará seu povo ao abandono” (Mq 5,3). Mas Deus não desistiria de seu povo para sempre, e uma vez que o novo rei tivesse nascido, o povo disperso de Israel se tornaria mais uma vez fiel a Deus. Maria e Isabel fazem parte de um pequeno grupo de israelitas que permaneceram fiéis. No meio deles nasce Jesus, com o único objetivo de aproximá-los de todos os filhos de Deus. O novo povo de Israel não inclui apenas os descendentes de Davi, mas todas as pessoas em todos os lugares. Jesus não quer nada além de que todos nos tornemos sua família e diz: “Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc 3,35).

A vontade de Deus

É a vontade de Deus que todas as pessoas sejam salvas e conheçam a verdade do seu amor (1Tm 2, 4). Mas cabe a nós aceitar a mão que Deus nos estende; cabe a nós aceitar o seu amor! Maria fez isso sem hesitar. Após o anjo anunciar o plano de Deus para ela, ela “partiu apressadamente” para ver sua prima Isabel (Lc 1,39). Mais tarde, também os pastores que ouviram um anjo anunciar a mensagem de Deus “foram com pressa” para ver Jesus em sua manjedoura (Lc 2,16). Partir com pressa na longa jornada até Judá não era pouca coisa. Maria teve que viajar vários dias para chegar até sua prima. Mas para ela era lógico que partisse imediatamente. Ela não tinha respondido a Deus: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”? (Lc 1,38).

Profissão de fé

A visita de Maria a sua prima Isabel é mais do que um encontro feliz entre mulheres grávidas: é uma grande profissão de fé de que Jesus é o Senhor! Elas acreditam profundamente que ele é o Salvador que foi anunciado pelos profetas do Antigo Testamento ao longo dos séculos. Jesus e João Batista se encontram pela primeira vez, ambos ainda na segurança do ventre de suas respectivas mães. Isabel está cheia do Espírito Santo e o pequeno João “salta de alegria” (Lc 1, 41.44). Por toda a vida, João Batista se encherá de alegria porque pode servir a seu primo Jesus, a quem reconhece como Senhor. A Escritura sublinha que ele não saltou de alegria porque estava bêbado, mas porque ficou cheio do Espírito Santo (Lc 1,15). Mais tarde, o próprio João disse que sua “alegria foi completa” (Jo 3,29). 

Como?

Se você for capaz de se deixar preencher por essa alegria divina por causa de Jesus, você também encontrará a verdadeira felicidade já nesta vida. Aqui estão duas atitudes que podem ajudá-lo a se preparar para celebrar o nascimento de Jesus no Natal na próxima semana.

Atitude de escuta

Isabel disse que Maria foi “abençoada” por conta de sua fé inabalável em Deus: ela imediatamente respondeu positivamente ao seu chamado (Lc 1,42). Maria provavelmente não havia entendido tudo o que o anjo disse a ela. Mesmo assim, ela se levantou e “partiu apressadamente” em resposta à voz de Deus. Você pode pensar que Deus não fala hoje, mas isso não é verdade. Deus quer falar com você agora, e o faz em particular por meio de Sua Palavra, a Bíblia. Você também é chamado a dizer a Deus: “Eu venho para fazer a tua vontade” (Hb 10, 7). E assim que você encontrar a Vontade de Deus para você, siga o exemplo de Maria, levante-se e vá com pressa. Para ajudá-lo a encontrar a Vontade de Deus, tente reservar um momento de silêncio todos os dias para orar e ler a Bíblia. Seja fiel a este momento de oração, pois levará tempo para aprender a ouvir a voz de Deus. Ao crescer em seu relacionamento com Ele, você descobrirá que, de fato, Deus ainda está falando hoje!

Atitude de serviço

João Batista disse que Jesus deve crescer e que ele deve diminuir (Jo 3,30). E, de fato, depois de uma vida de serviço a Deus, João foi decapitado ingloriamente na prisão por causa do capricho de um rei playboy e sua esposa ressentida (Mc 6, 17-28). Desde o início de sua existência, João dedicou-se somente ao serviço de Jesus. Maria teve a mesma atitude. Na visão bíblica antiga, uma boa mãe era aquela cujo filho era grande. Isabel chama Maria de “bendita entre as mulheres” porque ela é a mãe do Senhor! (Lc 1, 42-45). Ela percebeu que essa grandeza não era obra dela, mas de Deus. Tanto Maria quanto João Batista são excelentes exemplos para nós neste período do Advento. Como você pode seguir o exemplo deles de serviço humilde e dedicado a Deus? Como você pode servir a Deus servindo às pessoas necessitadas ao seu redor?