Segundo Domingo do Advento

Estrada em obras

Segundo Domingo do Advento: 5 de dezembro de 2021
Textos bíblicos: Baruc 5,1-9 | Salmos 126,1-2.2-3.4-5.6 | Filipenses 1,4-6.8-11 | Lucas 3,1-6


Prepare-se

O Antigo e o Novo Testamento juntos anunciam a vinda de nosso Salvador, Jesus Cristo. As leituras do segundo domingo do Advento nos mostram a necessidade de nos prepararmos para o momento em que estaremos em sua presença. João Batista retoma a promessa de salvação do Antigo Testamento e anuncia a vinda de Jesus (Lc 3,1-6). Sua tarefa foi preparada pela pregação contínua de profetas como Baruc (Bar 5, 1-9).

Vista-se

Nas palavras de Baruc, a cidade de Jerusalém tem características humanas, uma vez que é chamada a “despir a veste de luto” e “vestir o manto da justiça” (Bar 5, 1-2). Na Bíblia, Jerusalém é o lugar ideal para morar, a cidade de Deus. Como tal, também é uma imagem de nossa futura morada com Deus no céu, a Jerusalém celestial. A Jerusalém terrestre é uma cidade concreta, onde o povo de Israel vivia feliz até ser espalhado para o exílio por seus inimigos. Baruc escreve numa época em que o povo foi arrastado para o exílio pelos ocupantes de Jerusalém.

As roupas fazem o homem/a mulher

No início de seu livro bíblico, Baruc disse que Jerusalém era como uma mãe lamentando por seus filhos exilados. É por isso que ela vestiu seu vestido de luto, sua “veste de aflição”. As roupas expressam o status do usuário: vestes simples para o enlutado, roupas bonitas para quem está de pé… No Antigo Testamento, José foi despojado do manto que o identificava como o favorito de seu pai (Gn 37, 3.23) e recebeu vestes finas para representá-lo como conselheiro do Faraó (Gn 41,42). No Novo Testamento, o filho pródigo foi vestido com as melhores vestes de seu pai quando ele se afastou de seu estilo de vida pecaminoso (Lc 15,22).

Reparos nas estradas

A razão pela qual Jerusalém precisa de uma nova vestimenta é que as coisas estão para mudar para o seu povo. Finalmente, o profeta anuncia uma mensagem de esperança! O fim do exílio é anunciado: o povo de Israel será reunido em Jerusalém mais uma vez. Eles foram conduzidos a pé pelo inimigo, mas voltarão como membros da realeza nos tronos (Bar 5, 6). Você já notou como em alguns países as vias para o aeroporto são bem conservadas, embora outras estradas possam estar precisando urgentemente de reparos? Os moradores locais costumam dizer que esse trabalho foi feito para dar as boas-vindas a um visitante importante do país. Da mesma forma, nos velhos tempos, as pessoas costumavam limpar e reparar as estradas assim que recebiam a notícia de que o rei as visitaria. Indivíduos a pé podem contornar todos os tipos de obstáculos em uma estrada mal conservada, mas, para um grupo de servos carregar a realeza nos tronos de maneira digna, você precisa de boas estradas. 

Preparai o caminho do Senhor

No deserto nada é fácil. Nenhum caminho é totalmente reto, há rochas, montanhas, bosques e vales para atravessar. E agora é anunciado naquele mesmo deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai os seus caminhos” (Lc 3, 4). O último dos profetas, João Batista, anuncia que nosso Rei definitivo, o Senhor está vindo. Mais do que para qualquer rei, precisamos preparar as estradas para sua vinda. Neste tempo de Advento, somos chamados a colaborar na construção de um caminho que nos levará a Deus! O povo de Israel frequentemente via seu opressor como o problema que obstruía seu caminho para Deus. Mas a mensagem de João Batista é que você deve primeiro olhar para sua própria conduta, que pode ser um obstáculo ainda maior!

Montanhas e vales

Muitas vezes, nossas vidas são um deserto, onde não há nada fácil, com muitos altos e baixos, com montanhas e vales. Na Bíblia, montanhas e colinas costumam ser um sinal de arrogância e resistência a Deus (Is 2,11-15), assim como as árvores altas (Is 10,33-34). Os vales estão associados ao pecado e à morte (2 Cr 28,3). Observe que essa não é a única maneira de olhar para esses lugares. Por exemplo, em outras partes da Bíblia, as montanhas são um lugar particular para encontrar Deus (Êx 19,3). Em sua segunda vinda, Cristo estará sob uma montanha (Zc 14,4). No entanto, no apelo de João Batista, as montanhas e colinas precisam ser suavizadas para criar um caminho para Deus. Assim como obras rodoviárias geralmente envolvem o deslocamento de uma grande quantidade de terreno, também o chamado à ação de João exigirá trabalho da sua parte.

Como?

Se você deseja seriamente preparar o caminho do Senhor, há trabalho a ser feito. Claro, em última análise, é Jesus quem realmente está preparando para nós o caminho que leva a Deus, e Ele o faz por amor a cada um de nós. Porém, nós podemos colaborar com Ele. Isso começa com um exame honesto de sua própria conduta e continua com o testemunho de sua vida.

Afaste-se do pecado 

Quando Jerusalém é abordada na Bíblia, geralmente Deus está falando conosco também. Anteriormente, vimos o que significa ser justo [> Blog 1]. Lemos que Jerusalém é chamada a “vestir o manto da justiça que vem de Deus” (Bar 5, 2). Para fazer isso, João Batista nos chama a “arrepender-nos”, para nos afastarmos do pecado e receber o perdão de Deus pelo que fizemos de errado. Este perdão é recebido no momento do nosso batismo (Lc 3,3). Para tudo o que fizermos de errado a partir daquele momento, recebemos o sacramento da reconciliação. Este sacramento pode te ajudar muito a preparar o caminho do Senhor durante o Advento. Vá até um padre e deixe-o guiar os teus passos. Não há necessidade de adiar!

Anuncie o Evangelho a todos

João anuncia a mensagem de esperança da chegada do “Rei dos Reis” (Ap 17,14). Jesus é nosso Salvador; Ele nos ajudará a superar os obstáculos das montanhas do orgulho e dos vales do pecado em nossa vida. Esta mensagem de esperança é dirigida a cada ser humano: “Todo homem verá a salvação de Deus” (Lc 3,6). Todos somos chamados a ser testemunhas do Evangelho, antes de mais nada, através do nosso estilo de vida. É bom continuar aprendendo sobre a fé, pois às vezes também somos solicitados a falar sobre nosso amor a Deus com conhecimento e discernimento (Fl 1,9). Todos os batizados são chamados a participar da missão da Igreja de anunciar o Evangelho a todos, a partir do seu próprio testemunho: “Maravilhas fez conosco o Senhor” (Sl 126, 3). O tempo do Advento é um ótimo momento para redescobrir sua vocação para fazer isso. Como você pode fazer isso em sua vida agora?