Primeiro Domingo do Advento

O futuro é agora!

Primeiro Domingo do Advento: 28 de novembro de 2021

Textos Bíblicos: Jeremias 33,14-16 | Salmos 25:4-5,8-9,10,14 | 1ª carta aos Tessalonicenses 3,12-4:2 | Lucas 21, 25-28.34-36


Antigo e Novo

Muitas vezes a mensagem do Antigo Testamento pode nos parecer ser mais sombria e dura do que a do Novo Testamento. Só podemos compreender corretamente o Antigo Testamento à luz do Novo, tendo a mensagem de Jesus como nosso guia. Mas nas leituras bíblicas do primeiro domingo do Advento é o contrário: o profeta Jeremias fala-nos da promessa esperançosa de Deus para um futuro melhor (Jr 33,14-16), enquanto Jesus fala de tempos apocalípticos com angústia, confusão e medo (Lc 21, 25-28.34-36). O que é que Deus nos diz aqui?

Justo

A frase central no texto de Jeremias é a promessa de Deus: “Farei brotar de Davi a semente da justiça”. Então o que isso significa? Jeremias usa termos bíblicos para formular um anúncio antecipado do Advento com o nascimento de Jesus. O rei Davi é um dos mais importantes reis do Antigo Testamento. Ele foi escolhido por Deus e anunciado rei pelo profeta Samuel. Mas Davi não estava isento de falhas – ele nem sempre foi “justo”. Essa palavra “justo” é repetida várias vezes nesse pequeno trecho. Uma pessoa justa age de forma moralmente boa e correta de acordo com as Leis de Deus. Sendo assim, é uma das qualidades dos santos, que tentaram fazer isso por amor a Deus e às pessoas ao seu redor. Nós também somos chamados a viver “justamente”!

Família

A profecia é de que “um novo ramo” irá brotar da árvore genealógica de Davi. Em outras palavras, é anunciado o nascimento de um descendente verdadeiramente justo do rei Davi. Esse descendente não é apenas um ser humano comum. Seu nome é “o Senhor é a nossa justiça”, igualando-se ao próprio Deus! Você provavelmente adivinhou que Jeremias não fala de mais ninguém além de Jesus! No Evangelho, Jesus é chamado de “Filho do Homem”: Ele é de fato o filho de um ser humano, Maria. Mas Jesus é também o filho de Deus, dado à humanidade. No Evangelho de Mateus ouvimos como Jesus nasce como descendente de Davi (Mt 1,1). Essa é a “primeira vinda” de Jesus na terra. Em seus ensinamentos, o próprio Jesus anuncia que Ele virá numa segunda vez, no fim dos tempos.   

Quando?

Se tivéssemos a chance, muitos de nós abraçaria imediatamente a oportunidade de dar uma espiada no futuro. Todos estamos curiosos para saber o que irá nos acontecer. Será que nos é dada uma antecipação do futuro no evangelho de Lucas? Jesus anuncia os sinais que acompanharão o fim do mundo atual. Esse fim será o marco de uma nova e eterna ordem, regida diretamente por Deus. Os sinais que Jesus descreve parecem muito com os desastres naturais e angústias entre as nações que ouvimos falar no noticiário de todos os dias! Então isso significa que o fim está próximo? A resposta curta é a de que não sabemos. Jesus nos disse que ninguém sabe quando será o fim, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai. (Mc 13, 32). Ao invés de nos preocuparmos se esses acontecimentos estão próximos, é melhor assegurarmos de que estaremos prontos independente de quando o fim virá. 

Caridade

A mensagem essencial deste evangelho é não apenas a de que Jesus virá em breve, mas também a de que iremos “estar diante dele” – então é melhor nos prepararmos. Talvez você se recorde que no evangelho de Mateus, Jesus fala do fim dos tempos como um julgamento, uma separação entre o bom e o mau (Mt 25,31-32). E como os bons têm um grande futuro com Ele no céu. Ser bom significa que amamos as outras pessoas assim como Deus nos amam. (1Tes 3,12). Ainda mais: tudo que fazemos ao próximo sem pedir nada em troca, fazemos ao próprio Jesus! Ele é o nosso próximo, como você pode ler em Seu próximo é DEUS

Como?

Nós não sabemos quando Jesus voltará pela segunda vez, mas sabemos que isso acontecerá um dia, talvez amanhã ou na semana que vem! O tempo do Advento quer nos ajudar a estar prontos, quando esse momento chegar. 

Esteja ativo e alerta 

Jesus nos chama a um estilo de vida ativo, no qual estamos conscientes do nosso entorno e da presença de Deus ao mesmo tempo. Somos chamados a estar em guarda, a estar alerta: isso significa que não devemos viver apenas para prazeres sensuais, que são temporários e podem tornar-nos egoístas. Quando estamos bêbados de bebida ou desejo, não podemos ficar alertas. Assim, neste tempo do Advento, você pode decidir entre lanchar ou beber menos para o ajudar a estar alerta. Ou gastar menos tempo com jogos, TV, redes sociais… Ao mesmo tempo, tente não se deixar dominar por suas preocupações e problemas: eles também podem fazer você ficar preso em si mesmo. Em vez disso, tente sempre ver que Jesus é sempre maior do que os seus problemas. Uma vez ativo e alerta, você poderá ver melhor as necessidades do seu próximo e ser capaz de ajudá-lo. Uma atenção renovada à caridade te ajudará a viver este tempo do Advento. Veja a Pergunta 1 do Seu próximo é DEUS

Ouvir a Deus 

Não podemos estar alerta e ativos sem a ajuda da graça de Deus. Por isso é importante rezar e pedir forças para evitar o pecado e a auto-indulgência. Seu objetivo como cristão é que no último dia possa apresentar-se diante de Jesus de cabeça erguida, para que também você seja chamado ‘justo’. Não há maneira de chegarmos lá por nós próprios. Ouvir o que Deus quer dizer a você através de textos da Bíblia é uma grande ajuda. Neste tempo do Advento, tome tempo regularmente para contemplar a Palavra de Deus, a Bíblia. Jesus diz: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (Lc 21,33). Deus está falando com você hoje através dos textos bíblicos que contemplamos brevemente aqui. Agora dedique algum tempo à oração e tente ouvir a sua Palavra por si mesmo. Comece sempre convidando-o a entrar na sua vida, e pedindo-lhe que lhe ensine os seus caminhos (Sl 25,4). Se quiser alguma ajuda, consulte o nosso esquema para orar com um texto bíblico no apêndice dos livros Twittando com Deus ou Online com os Santos.